quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sinuca

Sinuca

A sinuca é seguramente um dos esportes mais praticados no Brasil, devendo perder apenas para o futebol. É difícil encontrar um vilarejo que não possua em seus bares uma mesa retangular, com bolinhas coloridas e tacos retilíneos espalhados sobre o pano verde. Por muito tempo o jogo esteve ligado ao submundo da malandragem, do fundo dos botequins, em locais escuros e mal cuidados, servindo de ocupação para desempregados e espertalhões, ávidos para faturar algum dinheiro nas intermináveis apostas e disputas suspeitas... Mas isso foi há muito tempo.
Assim como aconteceu com o surfe e a capoeira, a sinuca também sofreu muito preconceito, chegando a ser confundida com uma prática de lazer e não de esporte. No final dos anos 70, com grande repercussão na Inglaterra e nos Estados Unidos, é que o snooker (que é a mesma coisa que sinuca), começou a se organizar no Brasil. Os clubes das principais capitais começaram a realizar competições e se associaram para organizar o jogo e as regulamentações. Finalmente, em fevereiro de 1988, após muita luta de seus aficionados, ocorreu o reconhecimento oficial da sinuca como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND), que atesta no documento: “Considerando que sua prática, exercida há séculos, está difundida pelo mundo com competições e torneios nacionais, internacionais e mundiais; Considerando as solicitações da Federação Paulista de Sinuca e Bilhar e da Federação de Sinuca do Distrito Federal (...) resolve reconhecer a Sinuca e o bilhar como modalidades esportivas”; assina o documento Manoel J. Gomes Tubino, então presidente do CND. A partir desse ato, a sinuca se organizou no Brasil e criou-se a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, que concentra doze federações dos principais Estados do país.
Médicos recomendam a prática da sinuca*
O snooker é um esporte para qualquer idade e com poder de conquistar até as camadas mais jovens da sociedade. O médico Gilberto Pereira organizou um torneio com o objetivo de esclarecer sobre a importância desse esporte para todas as idades. O resultado inicial foi a abertura de discussões e polêmicas sobre os benefícios do snooker e as vantagens que traz aos praticantes. Na década de 70, o doutor Pereira fez uma pesquisa com jogadores, com fins científicos e terapêuticos. Uma das conclusões a que chegou foi que esse é um esporte cuja prática tem um papel importante para a recuperação dos casos de pouco reflexos, percepção, distúrbio do sistema nervoso central e concentração. Durante uma partida de snooker, o jogador é obrigado a andar muito em volta da mesa, num ritmo altamente saudável, flexionar o corpo de diversas maneiras e estar sempre atento à importância de suas jogadas. Tendo residido na Inglaterra, Pereira constatou que naquele país o esporte é muito praticado nos clubes, universidades, centros de recuperação e é visto como uma forma de prevenção nos casos de rigidez muscular, problemas na coluna e stress. Outro estudioso, o dr. Wimer Botuttura Jr. Conseguiu estabelecer relações mais amplas entre a coordenação psicológica e os movimentos de cada pessoa, durante a prática do esporte. Segundo o dr. Wimer, a sinuca é muito útil para crianças que têm dificuldade psicomotora. Outros benefícios aos praticantes referem-se ao desenvolvimento cognitivo e á sociabilização, uma vez que o jogo da sinuca é praticado por mais de um atleta.
Atualmente, com diversos torneios oficiais realizados no país, a sinuca é praticada por atletas profissionais, que dedicam várias horas diárias ao esporte e vivem de aulas em clubes e academias. Alguns dos mais conhecidos jogadores brasileiros são: Carne Frita, Rui Chapéu, Roberto Carlos, Jesus, Praça; e mais recentemente Jota, Noel, Miguelzinho, Igor, Bebeto, Ratinho, Mi entre outros. As mulheres também já estão praticando muita sinuca no Brasil. Entre as principais campeãs estão Carmelita, Sílvia Taioli, Magali, Cristina e Mércia.

Nenhum comentário: